Um pouco da nossa história

Minha foto
A E.M.(09.18.502) PRESIDENTE NEREU RAMOS foi fundada em 1923, quando era conhecida como Escola da Vila, para atender filhos dos agricultores locais. A Escola funcionava em 1 turno, com 2 turmas e 52 alunos. Em 1959 foi inaugurada e recebeu o nome de Escola 5.14 Presidente Nereu Ramos. Funcionava somente no 1º turno, com 3 turmas e 65 alunos. Pertencia ao 26º DE e só funcionava quando uma caminhonete do PDF trazia os professores, pois não tinha condução da estação de trem para a escola. Não tinha luz elétrica. Foi reinaugurada com o prédio atual em 1989, pois o prédio original não resistiu ao tempo e aos cupins. A partir de 1991, a Escola passou a funcionar em regime de horário integral, oferecendo à sua clientela um atendimento mais amplo de atividades integradas ao núcleo comum. No ano de 2011, a escola passou a funcionar em regime de horário parcial, tendo em vista, o crescimento da comunidade local, para atender a demanda de novos alunos vindos de várias regiões da cidade. Localizada na Estrada dos Caboclos, é privilegiada por estar em um pedaço da Mata Atlântica e tem como característica o trabalho de integração entre escola, comunidade e meio ambiente.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reunião de Responsáveis- 08/10/2011

No dia 8/10, sábado, realizamos nossa reunião de responsáveis. Um momento importante dentro do processo educacional, onde a família tem a oportunidade de se aproximar e participar do cotidiano escolar dos seus filhos. Nesta oportunidade, aproveitamos para fazer uma sensibilização relativa à Dengue. Os alunos  da turma 1502, prepararam uma paródia da música "Amar não é pecado (Luan Santana)"  e apresentaram para os responsáveis:
Acabar não é complicado
Eu não sei
De onde vem
A vacina que me livra de você
Eu só sei
O que fazer
Mas confesso que no fundo eu relaxei
Tenho medo
Mas não aprendo
Guardei os ensinamentos
E tão mal me dei
Mas agora, é a hora
Vou gritar pra todo mundo de uma vez
Tô muito preocupado
Eu tô tampando tudo 
E tô me ligando
Pra dengue deter
Matar não é pecado
Esse bicho danado
Que pica todo mundo
E faz adoecer.


Vejam algumas fotos:














terça-feira, 13 de setembro de 2011

Planetário Santa Cruz (Cidade das Crianças)

Passeio ao Planetário para uma Sessão de Cúpula.






Semana da Pátria

Trabalhamos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o crescimento do nosso país. E ainda mostramos as grandes realizações e fatos da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.


E fizemos uma linda homenagem ao futuro da Nação:
Nossos Alunos!!!

Mural com fotos das turmas

Passeio ao cinema


Nossos alunos participaram do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil assistindo ao filme Oceanos, produzido em 2009 pela Disney. Este filme explora exatamente as histórias e mistérios deste universo gigantesco e ainda pouco desvendado por nós. Os alunos mergulharam e desvendaram os segredos deste mundo sob um olhar novo e surpreendente.

Ao final participaram de uma mostra de animais marinhos e de uma conversa com biólogos. E deram até entrevistas para a Revista Ciência Hoje. Vejam algumas fotos:




























sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A turma 1203, teve uma semana de muitas emoções. Todos os dias, no final da tarde,  assistiram a um curta da série Juro que vi, produzida pela MULTIRIO.  Uma série de animações sobre personagens do nosso folclore. A cada história uma nova descoberta cheia de encantos, surpresas, suspense e diversão. Assista ao vídeo favorito dos alunos acessando o link abaixo:

Projeto: Valorizando nossa cultura







O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, uma parte do nosso Folclore. 
 Visando promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Buscaremos ao longo dos meses de agosto e setembro ampliar o conhecimento de nossos alunos, a compreensão dessa cultura, além de ressaltar a importância de se preservar as tradições de um povo através de um trabalho interdisciplinar, permeado por diferentes mídias,  que envolverá toda a comunidade escolar.


E a criatividade dos nossos professores e alunos já começou a brilhar...
Turma 1301 brincando com as adivinhações




A turma 1101 prendeu o Saci na garrafa!

Turma 1401: Produções de texto sobre as lendas do nosso Brasil


Turma 1201

Turma 1402: Dobraduras que contam a lenda da origem das estrelas

EI 10: Enigmas nas cantigas de roda

EI 11 e o canto da Iara

EI 20: Cantigas

Turma 1101: Quem tem medo do Lobisomem?


Turma 1101

EI 10 e o Boitatá

EI 20: Boi Bumbá